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Navegando Tese por Autor "Costa, Sandra Maria Fonseca da"
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Item A Accor na dinâmica do capital imobiliário hoteleiro na RMVPLN(2022-08-06) Costa, Sandra Maria Fonseca da; Gomes, Cilene; Silva, Fabiana Felix do Amaral e; Spólon, Ana Paula; Paiva, Ricardo Alexandre; Firoozmand, Lincoln Augusto Taddeo; Souza, Adriane Aparecida Moreira de; São José dos CamposA presente tese dedica-se à investigação e compreensão da dinâmica do capital hoteleiro, estabelecido na região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), São Paulo, por meio das unidades hoteleiras de negócios da Accor. Esta pesquisa, como estudo de caso, seguiu uma metodologia que incluiu a elaboração de um referencial teórico, coleta de dados, por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturada realizada com diferentes funcionários da Accor, aprovada pelo comitê de ética da Universidade do Vale do Paraíba. Sua tabulação seguiu uma abordagem qualitativa. Foram utilizados dados da RAIS, do IBGE, do SEADE e da EMBRATUR, que possibilitaram averiguar as relações entre a localização dos hotéis e a expansão da economia de serviços e das atividades hoteleiras econômicas na RMVPLN. Como unidades de negócios, a Accor se inseriu de maneira planejada no território, aproveitando da sua privilegiada localização e da especialização do setor hoteleiro, que, desde o final da década de 1970, atraídas por políticas públicas de esfera nacional, regional e municipal, expandiu de maneira acelerada sua participação no circuito de valorização do capital, firmando-se como um produto imobiliário que gera lucro e segurança patrimonial. A concentração das unidades hoteleiras de negócios da Accor na RMVPLN, nas últimas décadas, foi motivada pelo princípio da seletividade espacial. Entre diferentes aspectos, estar próximos às margens da Rodovia Presidente Dutra e adjacências potencializaria a sua capacidade de dominação, expansão e geração de lucro, uma vez que a rodovia exerce um importante papel, como vetor produtivo econômico na Região. Adicionalmente à discussão, ressalta-se que a dinâmica socioespacial e as características do capitalismo contemporâneo, tem levado diferentes setores da economia urbana e regional, a um movimento de reestruturação produtiva, processo esse complexo, amplo e articulado, que tem se dado a partir de diferentes variáveis. A primeira delas, a reestruturação espacial (novas formas e funções do produto imobiliário hoteleiro) e a segunda, a reestruturação produtiva (novas maneiras de construir e administrar o produto imobiliário hoteleiro). Nessa acepção, ao sinalizar a Rodovia Presidente Dutra como um importante circuito estruturador do espaço urbano-regional da RMVPLN, percebe-se a existência de uma combinação no que se refere aos interesses do capital imobiliário, vinculados a segmentos econômicos, convergidos para o produto imobiliário hoteleiro. Em meio à análise proposta e visando dar sustentação aos subsídios teóricos metodológicos acerca da produção do espaço urbano e regional, dos princípios de seletividade espacial e da circulação do capital hoteleiro nas cidades da RMVPLN, o estudo aponta para a relação existente entre a localização dos hotéis e a expansão da economia de serviços e das atividades hoteleiras econômicas na RMVPLN, alinhadas às estratégias do capital imobiliário incorporador e dos interesses capitalistas de reprodução.Item A narrativa sobre a cidade de Taubaté, SP, por meio do Mercado Municipal(2023-07-30) Santos, Claudia Maria de Moraes; Costa, Sandra Maria Fonseca da; Souza, Adriane Aparecida Moreira de; Papali, Maria Aparecida Chaves Ribeiro; Vargas, Heliana Comin; Dias Júnior, Carlos Alberto Corrêa; Ferro, Rafael Cunha; São José dos Campos,A proposta da presente pesquisa, qualitativa e de caráter exploratório, é analisar a significação do Mercado Municipal de Taubaté como elemento estruturador do espaço intraurbano e do desenvolvimento da cidade, acompanhando as dinâmicas desse espaço, sem deixar de lado os sujeitos envolvidos, para compreender se o mercado é um lugar de pertencimento vinculado à tradição, entendendo-se sua importância a partir das narrativas urbanas. Percebe-se que os mercados, onde os frequentadores estabelecem uma interação com os feirantes e comerciantes locais, por meio de experiências e troca de conhecimentos, não são apenas os espaços físicos nos quais acontecem as relações comerciais, mas também proporcionam as relações sociais. Para a análise proposta, estabeleceu-se um recorte temporal compreendido em dois períodos: o primeiro, a partir do ano de 1860, com data de início de funcionamento do mercado municipal no núcleo urbano, até meados do século XX; o segundo período aborda o processo de urbanização de Taubaté, sua expansão territorial e as alterações da centralidade, a partir da década de 1950, até os dias atuais. Portanto, a ideia é investigar não só o mercado municipal, mas as relações sociais que acontecem nesse espaço a partir das narrativas da população e considerando as transformações ocorridas em seu entorno, por meio de pesquisa documental, em bases de dados de domínio público, utilizando-se atas, mapas, jornais do município, cartas patrimoniais, registros da Prefeitura Municipal de Taubaté e do acervo histórico da Divisão de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico de Taubaté, documentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os resultados esperados buscam verificar as hipóteses com base na matriz conceitual, apresentando uma estrutura norteadora para a compreensão das dinâmicas que aconteceram no espaço e no entorno do mercado municipal e que contribuíram, ou não, para o desenvolvimento urbano da cidade de Taubaté nos diferentes contextos históricos aqui estudados.Item Turismo e Políticas Públicas: análise de suas relações e influências no território de Campos do Jordão-SP(2022-08-09) Valério Filho, Mario; Costa, Sandra Maria Fonseca da; Maciel, Lidiane Maria; Malta, Flávio José Nery Conde; Allis, Thiago; Panza, Tatiana Marchetti; Mendes, Rodolfo Moreda; São José dos CamposO desenvolvimento do turismo interfere diretamente na produção e no consumo do espaço, trazendo transformações nos territórios e na relação com os moradores e turistas. O objetivo do estudo é analisar as relações entre o turismo e as políticas públicas locais e as influências no desenvolvimento territorial de Campos do Jordão. A pesquisa é descritiva, quanti- qualitativa, com raciocínio dedutivo, sendo aplicado: questionário a 345 moradores, escolhidos por meio de amostragem não probabilística por acessibilidade; e, 17 gestores do poder público e entidades privadas do setor turístico, submetidos também, à entrevista (as amostras foram testadas estatisticamente e possuem nível de significância de 95%). A análise quantitativa utilizou o programa Sphinx iQ2 para o tratamento dos dados e o Bioestat 5.0, para inferência estatística. Na abordagem qualitativa, realizou-se análise de conteúdo, sendo utilizado o software Atlas.ti 9, para organização e agrupamento das informações dos documentos. A opinião dos gestores e moradores mostram semelhanças e divergências, constatando-se que: o turismo favoreceu a ocorrência de transformações (impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais); seu desenvolvimento afetou mais positivamente as condições de vida da população, embora reconheçam que trouxe alguns prejuízos; falta participação social na elaboração de políticas públicas e nas decisões sobre o planejamento do território. Conclui-se que: o processo de desenvolvimento urbano e turístico ocorreu sem planejamento interferindo na construção do espaço, na vida da população e no ambiente natural da cidade; a questão do turismo transita em todos os aspectos relacionados ao planejamento; os gestores percebem a relação e a influência que esta atividade exerce sobre o território e os desafios que traz para o planejamento e gestão do município; as interferências negativas estão relacionadas a problemas eminentemente urbanos e afetam a população de forma direta, exigindo um eficiente planejamento territorial por meio de políticas integradas; e, em territórios turísticos dificilmente há como separar as estratégias urbanas, das turísticas e, sobretudo, das sociais e ambientais. Ressalta-se que, para um planejamento eficaz é fundamental que as políticas públicas sejam elaboradas de forma participativa, integrada e contínua, considerando o turismo como elemento transformador do espaço e da qualidade de vida da população residente, existindo uma necessidade premente de aumentar a participação social nesse processo. Destaca- se que as principais dificuldades e desafios vivenciados pelos atores sociais envolvidos no processo de planejamento urbano e turístico, geraram reflexões sobre a complexidade dos territórios turísticos e permitiram identificar aspectos importantes que podem servir como referência para análise em outras cidades.