Trabalho de Graduação/TCC
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Item A importância do editorial de moda para o varejo(2023) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Ohnishi, Giulia; Silva, Isabela Cristina de Oliveira; São José dos CamposEsta monografia tem como objetivo analisar a importância do editorial de moda para as lojas de varejo, explorando sua influência na comunicação visual das marcas. A pesquisa se fundamenta na contextualização da moda, suas linguagens visuais e seu valor comunicativo, além de considerar o cenário atual de adaptação das marcas no ambiente digital. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa aprofundada com base em referências bibliográficas relevantes. O estudo busca elucidar o conceito de editorial de moda, seu processo de criação e seu papel estratégico nas lojas de varejo. Além disso, pretende-se apresentar os benefícios e a importância desse formato para as empresas do setor. A análise contempla estudos de caso de marcas que utilizaram editoriais de moda como ferramenta de comunicação visual, evidenciando o impacto dessa estratégia na construção da identidade de marca e no engajamento do público-alvo. Espera-se que os resultados obtidos auxiliem as empresas a compreenderem melhor a relevância do editorial de moda e a incorporá-lo de maneira eficaz em suas estratégias de marketing e comunicação, gerando maior valor percebido pelos consumidores e dessa forma, fortalecer a imagem das marcas no mercadoItem A importância do figurino na performance da música pop : um estudo do figurino de Michael Jackson(2021) Manso, Natalie de Oliveira; Ramos, Marina dos Santos; São José dos CamposO presente trabalho consiste em um estudo das vestimentas que marcaram a história da moda e a imagem do rei do pop1, seguindo o propósito de analisar a intensa relação entre moda e música como instrumentos de comunicação social. Para fundamentar o potencial do figurino de performance como veículo de comunicação, será tomado como objeto de estudo o intérprete Michael Jackson, reconhecido hoje como um dos ícones máximos da música pop2. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória que cria familiaridade com o assunto, e uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo a fim de coletar informações suficientes para obter uma base criativa na produção do projeto. A pesquisa resultou na criação de uma coleção de figurinos3 para performance/show, inspirada no artista.Item Análise das mudanças ocorridas nos modelos de vestidos de noivas do século XX(2021) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Silva, Alice Viana da; São José dos CamposA grande área de estudo do presente trabalho foi o universo da Moda, tendo como foco de estudos a análise das mudanças ocorridas nos vestidos de noiva do século XX. A moda dos vestidos de noiva segue uma tendência da moda cotidiana e das exigências de grupos sociais, ou seja, dos estilos lançados por estilistas, direcionando os elementos mais usados nos vestidos de noivas como decotes, saias, cor e tecidos. Assim o presente trabalho teve como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica para compreender quais foram as mudanças ocorridas nos vestidos de noivas do século XX e quais foram os aspectos que prevaleceram ao longo do século. Tendo ainda como objetivos específicos: conhecer os fundamentos gerais de moda e da moda dos vestidos de noiva; levantar as mudanças ocorridas nos modelos de vestido de noiva no século XX, por meio de publicações e periódicos especializados e levantar os aspectos e característica de vestido de noiva que permaneceram ao longo do século XX, por meio de publicações e periódicos especializados. O método empregado para tanto foi a pesquisas bibliográficas e documental, com busca dos modelos de vestidos de noivas publicados em revistas, periódicos, livros, sites especializados entre outros artigos disponíveis para pesquisa delimitando o período de 1901 a 2000. Como resultado o trabalho evidenciou que os modelos de vestido de noiva seguiram os padrões da moda cotidiana, evidenciando a emancipação feminina e os momentos históricos como as duas grandes guerras, movimentos sociais e surgimento do cinema e TV. Observou-se ainda que o branco seguiu por todo século XX e que mesmo ganhando uma nova releitura os modelos princesas estiveram presentes em quase todo século.Item ARA : criação de uma marca de alfaiataria confortável(2024) Dantas, Letícia; Santi, Nayara Nordi; Peroli, Natalie; São José dos CamposO presente trabalho baseia-se no estudo bibliográfico e pesquisa de mercado para realizar a criação de uma marca de alfaiataria confortável no ambiente digital, visando oferecer um novo olhar para o nicho de alfaiataria. Para isso foi realizado um estudo sobre os desafios e oportunidades do mercado digital. A marca busca trazer traços contemporâneos para as peças, prezando sempre pela qualidade, design versátil e atemporal. A ferramenta Canvas pautará a criação do plano de negócios, passando por todas as etapas necessárias para a estruturação de uma empresa.Item Assessoria de influenciadores e marcas de moda(2020) Baraúna, Monique Nascimento; Santos, Guilherme Augusto de Oliveira; Franco, Isabela de Camargo; São José dos CamposUm dos problemas encontrados por marcas de moda que estão em busca de alguém para a divulgação de seu produto é de fechar parcerias com um influenciador digital que tenha a mesma identidade que a sua, para entregar um conteúdo que corresponda às suas expectativas, e o segundo problema é quando uma marca não investe neste tipo de estratégia por não saber qual influenciador é mais adequado a sua empresa, as marcas também precisam criar uma identidade que seja compreendida pelos consumidores e principalmente saber o nicho em que está inserida. Assim surge em meio a uma necessidade, o projeto de uma agência de marketing, chamada de Insights, com a proposta de uma assessoria personalizada para influenciadores e marcas de moda, com o objetivo central de facilitar a comunicação entre ambas e de provar que o marketing é o melhor caminho para mostrar todo talento que reside em vota da moda para o mundo, e esse é um dos maiores objetivos da empresa.Item Auto consultoria de imagem & estilo masculino(2021) Oliveira, Vania Braz de; Toledo, Gabriela Leone de; São José dos CamposEste trabalho teve como proposta produzir um livro de auto consultoria de moda & estilo masculino. O objetivo é que os homens possam construir o visual almejado, de forma independente e econômica. Para obter embasamento sobre o tema, foi realizado pesquisa bibliográficas e documentais sobre os processos abordados em consultoria de moda na construção do guarda-roupa ideal. Além disso, para averiguar o público alvo, suas necessidades e as estratégias que a produção e publicação literária deveria proceder, foi aplicado uma pesquisa qualitativa, através de um formulário no Google Forms, formado por 16 perguntas. Esse formulário, foi disponibilizado no grupo “TIME Machomoda”, presente na rede social FACEBOOK. Os resultados encontrados demonstraram que o público alvo é formado por homens entre 20 e 40 anos, que desejam melhorar o visual, através da leitura de livro digital com diversas ilustrações.Item Belchior Editorial de Moda: editorial e histórias compartilhadas através de roupas de segunda mão(2023) Paolinelli, Natália Prates; Brites, Bárbara Jucá de; Santos, Maria Eduarda Bueno Rezende dos; Machado, Lucas Mathias; São José dos CamposO presente estudo teve a finalidade de desenvolver uma publicação digital sobre editoriais de moda a partir de peças encontradas em brechós. A modalidade propôs o desenvolvimento de um editorial de moda e mostra que seu conteúdo e edição de imagens passa uma certa informação. Os objetivos contaram com a apresentação de peças icônicas e a relevância de brechós no resgate delas, nas entrevistas de histórias de vida ligadas ao consumo em brechós e na produção de um editorial sobre consumo de segunda mão com rotatividade e estética de grandes revistas. O setor de moda é um dos mais poluentes do mundo, ficando atrás de setores como o petroquímico, sendo assim, o editorial traz o questionamento implícito sobre o uso de peças de segunda mão como uma forma de retardar impactos ambientais, aumentando o ciclo de vida útil de peças que seriam descartadas. O conteúdo circunda as possibilidades e variedades de consumo trazidas por um brechó e aplicadas por meio da publicação do editorial. Baseado nisso, esse projeto mostra algumas das reais possibilidades de consumo da reutilização das peças, dos benefícios e histórias vivenciadas dentro de um brechó. O editorial “Belchior” se propôs a justificar que a realidade do consumo circular está crescendo nos mais diversos âmbitos e que se compara a um conteúdo de moda tão relevante quanto as novidades de grandes marcas e seus ícones. A hipótese explicativa desse projeto parte da ideia de que quanto mais informações as pessoas obtiverem sobre métodos de consumo consciente e alternativos em relação às fast fashion, mais consciente estarão sobre sua própria personalidade, qualidade e consciência de consumo pessoal e sustentável. A estruturação da pesquisa foi determinada pela análise bibliográfica através de livros, revistas, artigos e dissertações de mestrado que formaram os fundamentos do conceito do trabalho. Entrevistas jornalísticas pessoais também foram aplicadas para a fundamentação e criação de conteúdos vigentes ao tema. A conclusão deste trabalho objetiva alcançar alguns resultados, entre eles, aprimorar o olhar e a qualidade de quem consome peças de segunda mão, além de desenvolver um editorial que traz uma proposta relevante e apurada para consumos nesse nichoItem Brechós no Vale do Paraíba e o Visual Merchandising como ferramenta de diferenciação(2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Guimarães, Ana Paula; Vanzella, Tamires Oliveira; São José dos CamposEste trabalho tem como objeto de estudo o visual merchandising como a primeira etapa a fim de analisar a viabilidade de um empreendimento que vende roupas de segunda mão, trazendo novo significado para peças do vestuário que têm os mesmos anulados pelo sistema de produção atual. Relacionando ainda questões sobre sustentabilidade, a maneira como consumimos, formas alternativas de comércio e a atual cadeia de produção na indústria da moda, será apresentada uma análise e aplicação sobre as técnicas do visual merchandising e todas as suas vantagens como estratégia de diferenciação de mercado para um segmento ainda em ascensão. Por meio da conscientização, acredita-se que os consumidores em potencial desse tipo de estabelecimento passarão a vê-los a partir de outra perspectiva, pois estarão proporcionando um novo ciclo de vida da peça de roupa adquirida, desta forma participando ativamente na melhoria da indústria e fomentando a economia local.Item Camisetas feministas bordadas à mão(2018) Peixoto, Manoel Otelino da Cunha; Silva, Ane Caroline Candido da; Lima, Isabella Maria Bernardes; São José dos CamposO projeto é criar uma marca inovadora de camisetas feministas1 bordadas à mão, utilizando o Modelo de Negócios Canvas. Estudar sua viabilidade, o mercado, público alvo, canais de comunicação, custos, estabelecer parcerias, para tornar-se referência no segmento. Sua proposta de valor é estampar frases e desenhos com foco no empoderamento2 da mulher, tudo produzido de forma artesanal e consciente. Ela atuaria como um e-commerce3, possibilitando liberdade ao cliente para fazer sua compra de onde ele estiver utilizando computador ou smartphone. Seus produtos são parte de cima com foco em camisetas customizadas manualmente, com design minimalista e atemporal, e peças confeccionadas com tecidos de alta qualidade, podendo ser usadas durante anos e incentivando o consumo conscienteItem Coleção além do olhar: Roupas bordadas para pessoas com deficiência visual(2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Marques, Renata Oliveira; São José dos CamposEste trabalho tem por finalidade desenvolver uma coleção de roupas femininas para pessoas com deficiência visual, utilizando técnicas de bordado a mão com a finalidade de explorar o sentido do tato, tendo como inspiração a história de Nossa Senhora de Aparecida e imagens do santuário em Aparecida no Vale do Paraíba. A metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas, exploratórias e documentais a fim de entender as necessidades do público com deficiência visual para desenvolver a coleção. A coleção pretende atender a escassez no mercado de moda, de peças com um design atraente e moderno para esse público.Item Coleção Aurora(2024) Peroli, Natalie; Silva, Isabelle Cristine Fonseca da; São José dos CamposO presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma coleção de vestidos de noiva inspirada no neoclassicismo. Inicialmente foi realizado um estudo acerca das tendências do universo dos casamentos, explorando os efeitos da pandemia nas preferências dos noivos para a realização das cerimônias e o crescimento dos mini-weddings. Para o desenvolvimento da coleção “Aurora” foram realizadas pesquisas de caráter bibliográfico para compreender o significado e a história que abrangem o casamento e o traje nupcial. Após, buscou-se entender acerca dos acontecimentos do final do século XVIII que desencadearam o movimento do neoclassicismo e quais foram suas principais características, bem como a moda que perdurava na época.Item Coleção Butterfly Effect(2020) Manso, Natalie de Oliveira; Oliveira, Tácila Lohanna dos Santos; São José dos CamposEsse trabalho consiste na criação de uma coleção de lingeries, sua proposta será o uso a mostra como objeto de estilo e peça chave, não somente a limitando como roupa intima. A inspiração utilizada será o movimento norte americano de hip hop, conhecido como um movimento que desde sua criação influência a moda como um todo. O objetivo teórico é criar embasamento histórico e mercadológico, diante de uma vestimenta que tem seu espaço no mercado, mas é pouco explorada como a opção de peça principal, a lingerie a mostra é uma tendência e a roupa intima é um mercado que movimenta muito a economia global, esse nicho poderá se tornar uma grande via de sucesso para o designer profissional de moda, por ser até o momento um dos temas mais atuais, despertando um interesse árduo no público alvo que são as mulheres jovens.Item Coleção de moda e criação de marca jardim secreto: a relação do feminino com a natureza(2021) Manso, Natalie de Oliveira; Teixeira, Alexia Zaroni; São José dos CamposO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o desenvolvimento da coleção Jardim Secreto e da marca de moda Bem Me Quer inspirada na relação do feminino com a natureza. Seu objetivo é restabelecer a cosmovisão da natureza enquanto mecanismo para o autoconhecimento feminino, promovendo o contato da mulher com sua própria essência feminina e a reconexão com a terra, proporcionando uma busca por outros modos de relacionamentos entre a humanidade e o meio ambiente. Uma reflexão sobre os atuais enfrentamentos ecológicos, sociais e políticos. Através da moda, conectar-se com a natureza em uma viagem de autoconhecimento feminino, buscando a Deusa existente em cada mulher. Por outro lado, pretende buscar a criação de uma marca sustentável e feminina de moda local com propósito e valores, além de elementos de informação de moda na cidade de São José dos Campos. A problemática deste trabalho é a falta de marcas locais Slow Fashion com elementos e informações de moda que tenham como prioridade a sustentabilidade e o empreendedorismo feminino em nossa região. Busca-se com este projeto, trazer uma eco reflexão e um olhar para o nosso interior, ressurgindo o pensamento que todos nós fazemos parte da teia da vida, por assim formular questões compreensões profundas acerca da natureza humana e feminina. A metodologia é composta por pesquisas bibliográficas, quantitativas e qualitativas e levantamento de campo, analisando o comportamento e o interesse do público-alvo, auxiliando no desenvolvimento deste Projeto.Item Coleção de moda streetwear inspirada na cultura tradicional japonesa(2020) Manso, Natalie de Oliveira; Santos, Beatriz Carolina de Souza; São José dos CamposEste Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como tema Coleção de Moda Streetwear Inspirado na Cultura Tradicional Japonesa, possui como objetivo desenvolver uma coleção que desperte o senso crítico sobre o que se conhece como moda, e o entendimento desta como forma de expressão. A metodologia é composta por pesquisas bibliográficas e levantamento de campo, que auxiliam no desenvolvimento deste trabalho. A problemática deste projeto é segregar a moda do olhar comercial comum, para a moda como arte e expressão. Espera-se com este projeto, trazer uma percepção fora dos padrões comercias da moda e, despertar o olhar do público-alvo para a real essência desta, que é identidade e expressão.Item Coleção de moda streetwear inspirada no hip hop(2023) Ferreira, Raquel de Andrade; Moura, Larissa Alves de; São José dos CamposEste Trabalho aborda o estilo Streetwear na moda, mais especificamente o estilo Hip hop. O objetivo é desenvolver uma coleção de roupas femininas para um público jovem. A metodologia aplicada é composta de bases teóricas e práticas para a fundamentação e entendimento do tema, assim como questionário para definição do público-alvo da coleção. A justificativa deste projeto tem como base propor o empoderamento e na visibilidade negra. Diante deste projeto, concluiu-se que é viável desenvolver uma coleção, e que além da proposta de vestir, tem o significado de impactar não somente à moda, mostrando que existe uma história, vivências por trás de tudo.Item Coleção espiralando o ventre(2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Pereira, Júlia; Sena, Thamires Karoline Silva; Manso, Natalie de Oliveira; São José dos CamposO presente trabalho se trata da criação de uma coleção, e os fundamentos teóricos que constituem o seu planejamento. Neste caso nosso instrumento de inspiração será os conceitos do sagrado feminino, como processo de autodescoberta de uma mulher. Levando em consideração estudos bibliográficos que relatam que o indivíduo contemporâneo necessita se entender e se reafirmar a todo o momento, utilizando o corpo e a moda como via de exteriorização das subjetividades. Nesse caminho ela teoricamente se depara com um comportamento mais sustentável, o que nos leva a entender e construir uma coleção baseada nesses princípios de moda mais sustentável, utilizando as técnicas de upcycling e multifuncionalidade, sendo essa última uma forma de representação do metamorfoseamento dessa mulher. Nosso principal intuito é tocar, de certa forma, algumas mulheres sobre o quanto elas são “sagradas” e mostrar que é possível construir uma coleção de moda que expresse conceitos e seja construída de forma mais sustentável.Item Coleção Flor Vermelho Sangue(2020) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Gregório, Amanda Paula Alves; Tavares, Simone Freitas; São José dos CamposO tema central deste trabalho trata-se de criar uma coleção de biquínis levando em conta o conforto e estilo. A partir das referências coletadas e das pesquisas realizadas, será elaborada uma coleção de moda praia para mulheres modernas inspirada na artista Frida Kahlo. A fim de solucionar as necessidades de conforto do público feminino, tendo em vista que essa parte do mercado da moda praia está carente de produtos com essa proposta. O projeto contou com as pesquisas exploratórias, bibliográficas, documentais, e pesquisa de campo de caráter quantitativo para sua realização.Item Coleção Ilumini(2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Carvalho, Agnes Teixeira de; Silva, Ingrid Hervatin; São José dos CamposO presente trabalho aborda o tema seres bioluminescentes, tomando-os como inspiração para desenvolver a coleção. As texturas, cores e formas variadas dos animais serão trabalhadas aliadas à proposta de apostar em inovação como diferenciação, considerando o mercado atual e o público alvo. Espera-se que, com a adesão do público, a proposta passe a ser uma nova tendência. Entre os animais escolhidos, estão espécies como: água-viva, cogumelo luminoso, vaga-lumes, peixes, polvos, entre outros. Foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais, e pesquisa de campo, a fim de complementar os conhecimentos em desenvolvimento de coleção adquiridos em aulaItem Coleção Insecta: by Juliane Lopes(2017) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Lopes, Juliane; São José dos CamposO tema central deste trabalho aborda a moda masculina contemporânea, levando em conta a relação do homem com a moda e os critérios adotados para o seu consumo. A partir das referências coletadas e das pesquisas exploratórias, foi desenvolvida uma coleção masculina de tops autoral com inspiração nas características estéticas da classe animal Insecta, a fim de atender às novas necessidades do público jovem masculino. A coleção tem por proposta apostar num visual diferenciado e exclusivo, com detalhamentos em bordados e resgate de técnicas artesanais, buscando atrair olhares pela diferenciação, visto que essa ramificação ainda não é muito explorada e que o mercado de moda masculino tem se mostrado em constante crescimento. O estudo contou com pesquisas exploratórias bibliográficas e documentais, e pesquisa de campo de caráter quantitativo.Item Coleção Lili(2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Damo, Nadja Tinoco; São José dos CamposEste trabalho teve por finalidade desenvolver uma coleção de roupas para o público feminino, inspirado na década de 1980 e, utilizando técnicas de alfaiataria, desenvolveu-se uma linha para mulheres minimalistas. A metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas e documentais. Já em um segundo plano, realizou-se pesquisas exploratórias, que abordam como se produz um planejamento de coleção e a pesquisa de mercado. Neste contexto de pesquisas, questionou-se: existe um público consumidor para peças de roupas feitas sob medida com técnicas de alfaiataria no mercado de moda brasileiro? É possível competir com as marcas que focalizam no fast fashion? Com o aumento das fast fashions as costureiras e, consequentemente suas técnicas de alfaiataria artesanais, estão em decadência. Sabendo disso, a coleção Lili visa trazer para o público-alvo uma repaginação dessas técnicas de alfaiataria, para que haja uma estimulação das pessoas interessadas em diminuírem o consumo de fast fashions, investindo em produtos de boa qualidade e durabilidade, feito por meio das costureiras.
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