Trabalho de Graduação/TCC
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Item Livro sobre as modificações corporais femininas causadas pela indumentária : Espartilhos e sapatos de lótus(2018) Gonzaga, Marina Rezende; Ferreira, Isabella de Carvalho; São José dos CamposEste trabalho acadêmico tem como proposta relatar a história da moda, com foco na mudança corporal feminina causada pelo espartilho e pelos sapatos de lótus. Tal relato será produzido através de um livro-reportagem-história, e nele estarão contidas histórias reais dos períodos e trajes, curiosidades, ilustrações e a relação entre o passado e o presente. Por meio de pesquisas exploratórias serão analisados livros, artigos, filmes, imagens, documentários e reportagens, com a finalidade de elucidar toda informação necessária para o entendimento de um tema tão pouco encontrado no Brasil. Por se tratar de material de difícil acesso, até mesmo online, o assunto abordado neste trabalho busca ajudar principalmente estudantes de moda, no estudo de peças muito usadas ao longo dos séculos, porém pouco estudadas como papel principal. O projeto tem como proposta esclarecer dúvidas e curiosidades relacionadas aos usos do espartilho, que tanto modificou a cintura das mulheres ao longo dos séculos, assim como toda a história e mitos relacionados aos sapatos de lótus na China.Item Coleção Insecta: by Juliane Lopes(2017) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Lopes, Juliane; São José dos CamposO tema central deste trabalho aborda a moda masculina contemporânea, levando em conta a relação do homem com a moda e os critérios adotados para o seu consumo. A partir das referências coletadas e das pesquisas exploratórias, foi desenvolvida uma coleção masculina de tops autoral com inspiração nas características estéticas da classe animal Insecta, a fim de atender às novas necessidades do público jovem masculino. A coleção tem por proposta apostar num visual diferenciado e exclusivo, com detalhamentos em bordados e resgate de técnicas artesanais, buscando atrair olhares pela diferenciação, visto que essa ramificação ainda não é muito explorada e que o mercado de moda masculino tem se mostrado em constante crescimento. O estudo contou com pesquisas exploratórias bibliográficas e documentais, e pesquisa de campo de caráter quantitativo.Item Dunamis : Consultoria de imagem(2017) Coquette, Viniícius de Melo; Ferreira, Juliana Rodrigues; Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; São José dos CamposEste trabalho procurou identificar e analisar o mercado de São José dos Campos para a criação de um serviço de consultoria de imagem e estilo a mulheres de 20 a 25 anos, compostas na nova classe emergente que é definida de maneira a priorizar as características comportamentais, pelo sociólogo Jessé Sousa. Esse serviço tem como proposta, apresentar uma empresa baseada na simplicidade e que seja de fácil acessibilidade, se baseando no estudo da consultoria de imagem segundo Titta Aguiar, que propõe primeiramente um questionário para coleta de dados sobre características da vida do cliente, como seu trabalho, seus hobbies e lugares que frequenta, em seguida é proposto um teste para descobrir o estilo predominante daquela pessoa e por fim qual tipo de corpo e quais roupas cabem e não cabem para esse corpo. A partir disso, é possível aplicar o estudo de caso a cliente, com a proposição dos 50 looks. Espera-se que os resultados obtidos ampliem o conhecimento de consultoria de imagem, bem como ampliem o conhecimento comportamental sobre o público alvo e por fim também amplifique a viabilidade deste serviço na cidade de São José dos Campos.Item Le-Moule : ateliê de modelagem(2017) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Paula, Letícia Guedes de; São José dos CamposO projeto em questão consiste na apresentação e criação da empresa “Le Moule”, um ateliê de modelagem em São José dos Campos, com o objetivo de atender às empresas de confecção de roupas da cidade. Como forma de atestar a viabilidade do projeto, foram realizadas pesquisas exploratórias, bibliográficas, uma pesquisa de campo e uma pesquisa qualitativa, que auxiliaram no embasamento, desenvolvimento e esclarecimento do projeto. Através da pesquisa de campo foi possível ser feito um mapeamento de todas as possíveis empresas de confecção na cidade de São José dos Campos, a fim de definir o público alvo, por meio da aplicação de um questionário com fins qualitativos. Com isso, a pesquisa visou contribuir para o possível estabelecimento e exequibilidade do projeto ateliê de modelagem na cidade, prestando produtos e serviços de modelagem de forma funcional, rápida e práticaItem Vestindo um corpo de dor(2017) Botelho, Ana Maria; Pereira, Camila Pinho; Silva, Nicole Scarpel Martins da; São José dos CamposO projeto consiste em uma coleção de batas hospitalares estampadas, que contêm fragmentos dos desenhos infanto-juvenis, realizados durante o tratamento do câncer. Com a mudança repentina da rotina individual e familiar, os traços comportamentais do público-alvo ao acompanhar este infeliz trajeto também se modifica, afinal, seus dias se resumem aos extremos da cura e morte. Sendo assim, o maior propósito é tornar possível a exteriorização do sentimento e da personalidade do enfermo naquele momento, e talvez compreender cada ser e sua dor. Diante disto, foi analisada a temática das cores e estampas por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, e fizeram-se estudos através de referências bibliográficas sobre o mecanismo da moda e arte; a morte em sua mais intensa concepção, e a problemática de lidar com seu interdito. Mesmo com toda dificuldade no método de realização, supõe-se que a coleção pode vir a ser um dispositivo de comunicação.Item Coleção minimalismo: vestuário infantil feminino(2017) Manso, Natalie de Oliveira; Vilela, Larissa Marzulo; Sousa, Natália Silva dos Reis; Cardoso, Flavia dos Santos; São José dos CamposEste projeto consiste na criação de uma coleção de vestuário infantil feminina, para a marca SweetChild, com base nos conceitos do minimalismo, que utilizará das tendências adultas da primavera/verão 2018, transferidas para o universo infantil, com faixa etária de 1 a 8 anos. O trabalho aponta a respeito das mudanças de consumo e do tratamento dos pais com seus filhos, do mercado infantil em geral, um pequeno levantamento histórico da moda infantil, conteúdo sobre o que são tendências de moda, os conceitos do minimalismo e os conceitos adotados na moda e, juntamente, a apresentação na íntegra da marca SweetChild. A metodologia utilizada é a descritiva, embasada em pesquisas bibliográficas, documentais e observatórias. Após todo o estudo conceitual e a realização de pesquisas, tem como fechamento os passos para o desenvolvimento da coleção que leva o nome “minimalismo” e a produção das cinco principais criaçõesItem Saigo no gensõ: uma coleção de moda concebida através da ótica do universo ficcional de Final Fantasy X(2017) Peroli, Natalie; Carvalho, Alan de Novaes; São José dos CamposEste projeto tem por objetivo central produzir uma coleção de moda destinada ao público Otaku brasileiro. Esta coleção é inspirada no jogo de ficção japonês Final Fantasy X, jogo este que fez ou ainda faz parte da vida de inúmeras pessoas, e que possui uma estética que mistura elementos agressivos e tradicionais. Através de pesquisas com a maior comunidade otaku online no Brasil, foram encontrados pontos relevantes que justificam a criação dessa coleção para este público, como por exemplo a pouca variedade de produtos de moda, a saturação na questão do design dos poucos produtos já encontrados e a falta de pontos de venda. Está coleção está sendo criada com a proposta de suprir as necessidades do público, que anseia por produtos mais trabalhados, variados e principalmente pensados sob a ótica das temáticas que fazem parte de suas vidasItem Impressora 3d na moda: um estudo de viabilidade(2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Oliveira, Julia Espel de; Silva, Leticia Marques da; São José dos CamposEste trabalho tem por finalidade analisar a viabilidade de se confeccionar uma peça de roupa adequada ao uso, utilizando a impressora 3D. A metodologia foi baseada em: pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, além de estudo de campo de caráter quantitativo e qualitativo, por meio da aplicação de questionários. O problema exposto é: identificar qual a viabilidade de se imprimir uma saia que seja adequada ao uso. Considera-se as hipóteses de que a falta de informação sobre o tema pelas pessoas e por nossos potenciais públicos-alvo dificulte a venda e aceitação de um produto novo, tendo em vista de que eles possam se recusar a sair da área de conforto.Item Coleção Ilumini(2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Carvalho, Agnes Teixeira de; Silva, Ingrid Hervatin; São José dos CamposO presente trabalho aborda o tema seres bioluminescentes, tomando-os como inspiração para desenvolver a coleção. As texturas, cores e formas variadas dos animais serão trabalhadas aliadas à proposta de apostar em inovação como diferenciação, considerando o mercado atual e o público alvo. Espera-se que, com a adesão do público, a proposta passe a ser uma nova tendência. Entre os animais escolhidos, estão espécies como: água-viva, cogumelo luminoso, vaga-lumes, peixes, polvos, entre outros. Foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais, e pesquisa de campo, a fim de complementar os conhecimentos em desenvolvimento de coleção adquiridos em aulaItem Coleção além do olhar: Roupas bordadas para pessoas com deficiência visual(2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Marques, Renata Oliveira; São José dos CamposEste trabalho tem por finalidade desenvolver uma coleção de roupas femininas para pessoas com deficiência visual, utilizando técnicas de bordado a mão com a finalidade de explorar o sentido do tato, tendo como inspiração a história de Nossa Senhora de Aparecida e imagens do santuário em Aparecida no Vale do Paraíba. A metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas, exploratórias e documentais a fim de entender as necessidades do público com deficiência visual para desenvolver a coleção. A coleção pretende atender a escassez no mercado de moda, de peças com um design atraente e moderno para esse público.Item Brechós no Vale do Paraíba e o Visual Merchandising como ferramenta de diferenciação(2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Guimarães, Ana Paula; Vanzella, Tamires Oliveira; São José dos CamposEste trabalho tem como objeto de estudo o visual merchandising como a primeira etapa a fim de analisar a viabilidade de um empreendimento que vende roupas de segunda mão, trazendo novo significado para peças do vestuário que têm os mesmos anulados pelo sistema de produção atual. Relacionando ainda questões sobre sustentabilidade, a maneira como consumimos, formas alternativas de comércio e a atual cadeia de produção na indústria da moda, será apresentada uma análise e aplicação sobre as técnicas do visual merchandising e todas as suas vantagens como estratégia de diferenciação de mercado para um segmento ainda em ascensão. Por meio da conscientização, acredita-se que os consumidores em potencial desse tipo de estabelecimento passarão a vê-los a partir de outra perspectiva, pois estarão proporcionando um novo ciclo de vida da peça de roupa adquirida, desta forma participando ativamente na melhoria da indústria e fomentando a economia local.Item Coleção espiralando o ventre(2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Pereira, Júlia; Sena, Thamires Karoline Silva; Manso, Natalie de Oliveira; São José dos CamposO presente trabalho se trata da criação de uma coleção, e os fundamentos teóricos que constituem o seu planejamento. Neste caso nosso instrumento de inspiração será os conceitos do sagrado feminino, como processo de autodescoberta de uma mulher. Levando em consideração estudos bibliográficos que relatam que o indivíduo contemporâneo necessita se entender e se reafirmar a todo o momento, utilizando o corpo e a moda como via de exteriorização das subjetividades. Nesse caminho ela teoricamente se depara com um comportamento mais sustentável, o que nos leva a entender e construir uma coleção baseada nesses princípios de moda mais sustentável, utilizando as técnicas de upcycling e multifuncionalidade, sendo essa última uma forma de representação do metamorfoseamento dessa mulher. Nosso principal intuito é tocar, de certa forma, algumas mulheres sobre o quanto elas são “sagradas” e mostrar que é possível construir uma coleção de moda que expresse conceitos e seja construída de forma mais sustentável.Item Coleção Lili(2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Damo, Nadja Tinoco; São José dos CamposEste trabalho teve por finalidade desenvolver uma coleção de roupas para o público feminino, inspirado na década de 1980 e, utilizando técnicas de alfaiataria, desenvolveu-se uma linha para mulheres minimalistas. A metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas e documentais. Já em um segundo plano, realizou-se pesquisas exploratórias, que abordam como se produz um planejamento de coleção e a pesquisa de mercado. Neste contexto de pesquisas, questionou-se: existe um público consumidor para peças de roupas feitas sob medida com técnicas de alfaiataria no mercado de moda brasileiro? É possível competir com as marcas que focalizam no fast fashion? Com o aumento das fast fashions as costureiras e, consequentemente suas técnicas de alfaiataria artesanais, estão em decadência. Sabendo disso, a coleção Lili visa trazer para o público-alvo uma repaginação dessas técnicas de alfaiataria, para que haja uma estimulação das pessoas interessadas em diminuírem o consumo de fast fashions, investindo em produtos de boa qualidade e durabilidade, feito por meio das costureiras.Item O erótico e grotesco na moda(2018) Mazzarino, Rachel de Aguiar Cordeiro; Candido, Andressa Maria; São José dos CamposEste trabalho se baseia na moda e na fotografia, não de forma convencional, mas como uma outra forma de enxerga-la. Que seja mais impactante e que seja capaz de despertar o interesse de outros indivíduos. Para isso buscou-se na fotografia de moda, no fetiche, no Thight lacing, no estranho, no grotesco, no Shibari e no trabalho do pintor Michael Hussar a inspiração. Este trabalho é uma tentativa de demonstrar que o feio pode ser bonito e aquilo que é considerado belo para muitos, também pode ser feio. A moda se apropria deste mundo sombrio e até lascivo desde ontem até os dias de hoje e a fotografia é uma forma de perpetuá-los. Para demonstrar e provocar emoções e sensações se apresenta um ensaio fotográfico de Shibari com o mestre Toshi San, conforme diz o ditado popular “uma imagem fala mais que mil palavras”, que estas imagens possam falar mais que as palavras que poderiam ser ditas.Item Consumo de moda e sustentabilidade(2018) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Figueredo, Caroline Moreno Lelis; Oliveira, Vania Braz de; São José dos CamposA sustentabilidade preza o desenvolvimento humano de forma inteligente sem agredir o meio ambiente, para que haja tudo para todos, sempre, contando com maior conhecimento das pessoas pelo mundo, e sempre estudando a melhor forma de construir e consumir produtos. Quando se junta a sustentabilidade e consumo de moda, pensamos não só em consumir menos, como também em formas de se consumir conscientemente, com melhores escolhas, mais qualidade e seguindo um ciclo de vida “ecológico”. Com parâmetros de vários autores como Ana Paula de Miranda, Mary Douglas e Baron Isherwood, Paul Gilding, Michael Braungart, William McDonaugh, Alison Gwilt e Jean Baudrillard, que têm visões diferentes e que mostram como a moda pode se unir à sustentabilidade sem perder sua essência, além de prezar por grandes mudanças do pensamento atual, é possível concluir que o consumo tem várias visões e vertentes, podendo chegar até mesmo da alienação à identidade pessoal. Com o objetivo de apontar o excesso de consumo de produtos de moda e como isso prejudica o meio ambiente; esclarecer a relação do consumo exagerado e quanto isso interfere e agride o meio ambiente; foram comparados dados nos livros, com fatos recentes de pessoas e empresas que prezam por uma moda mais sustentável. Constatou-se que empresas novas de moda com o objetivo de serem sustentáveis, na região de São José dos Campos, estão ganhando espaço e visibilidade atraindo pessoas que também estão preocupadas com o meio ambiente e a sua preservação. Essas empresas ainda não conseguem competir com as grandes indústrias da moda de fast fashion, porém com pequenos e contínuos movimentos, logo chamarão a atenção, despertando o interesse e a preocupação das pessoas e das empresas com o meio ambiente.Item Camisetas feministas bordadas à mão(2018) Peixoto, Manoel Otelino da Cunha; Silva, Ane Caroline Candido da; Lima, Isabella Maria Bernardes; São José dos CamposO projeto é criar uma marca inovadora de camisetas feministas1 bordadas à mão, utilizando o Modelo de Negócios Canvas. Estudar sua viabilidade, o mercado, público alvo, canais de comunicação, custos, estabelecer parcerias, para tornar-se referência no segmento. Sua proposta de valor é estampar frases e desenhos com foco no empoderamento2 da mulher, tudo produzido de forma artesanal e consciente. Ela atuaria como um e-commerce3, possibilitando liberdade ao cliente para fazer sua compra de onde ele estiver utilizando computador ou smartphone. Seus produtos são parte de cima com foco em camisetas customizadas manualmente, com design minimalista e atemporal, e peças confeccionadas com tecidos de alta qualidade, podendo ser usadas durante anos e incentivando o consumo conscienteItem IRUWA : criação de marca autoral(2020) Peixoto, Manoel Otelino da Cunha; Pedrosa, Isadora Santos; São José dos CamposEste trabalho é baseado na pesquisa de mercado realizada em São José dos Campos com o objetivo de criar e desenvolver uma marca autoral, seguindo o método de e-commerce. A marca foi desenvolvida para mulheres de 18 a 25 anos, buscando entender suas necessidades, dores e comportamentos para atender com precisão seus desejos. A marca tem como objetivo ampliar o mercado da moda em São José dos Campos, oferecendo empregos na área. Além disso, outro objetivo da marca é atender ao seu público-alvo, dando a devida importância às questões sociais e ambientais. A marca foi desenvolvida pensando de forma consciente em atender e respeitar o meio ambiente e a sociedade. A partir disso, foi criada uma coleção cápsula, através da qual foram publicadas 6 peças e lançadas no mercado. O trabalho identificou todos os passos da criação e do desenvolvidos de uma marca, evidenciando a importância de ter um projeto de plano de negócio funcional. O principal resultado do trabalho foi a constatação da importância de a empresa valorizar e representar todos os ideais e valores da marca e o dever de estar sempre atenta às questões ambientais e sociais, transformando a maneira de consumir moda, para uma forma mais consciente.Item Coleção de moda streetwear inspirada na cultura tradicional japonesa(2020) Manso, Natalie de Oliveira; Santos, Beatriz Carolina de Souza; São José dos CamposEste Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como tema Coleção de Moda Streetwear Inspirado na Cultura Tradicional Japonesa, possui como objetivo desenvolver uma coleção que desperte o senso crítico sobre o que se conhece como moda, e o entendimento desta como forma de expressão. A metodologia é composta por pesquisas bibliográficas e levantamento de campo, que auxiliam no desenvolvimento deste trabalho. A problemática deste projeto é segregar a moda do olhar comercial comum, para a moda como arte e expressão. Espera-se com este projeto, trazer uma percepção fora dos padrões comercias da moda e, despertar o olhar do público-alvo para a real essência desta, que é identidade e expressão.Item Who you are : consultoria de imagem(2020) Manso, Natalie de Oliveira; Barbosa, Thalyta Andrade; Baraúna, Monique Nascimento; São José dos CamposEste trabalho tem como finalidade desenvolver uma empresa de consultoria de imagem para uma cliente real com a ajuda de outras áreas, começando com o desenvolvimento interno e depois com o desenvolvimento externo. O tema proposto foi definido a partir do conceito de consultoria de imagem e estilo, da influência da autoestima na sociedade, do trabalho de coach, thetahealing e saúde integrativa. A metodologia foi baseada nas pesquisas bibliográficas qualitativas, e para o estudo de caso será feita uma entrevista e um questionário para entender melhor sobre quem é a cliente e qual é o seu objetivo. A consultoria consiste em respeitar as particularidades do freguês, auxiliando a encontrar sua identidade, estilo pessoal e o que realmente quer fazer para a sua vida, proporcionando o amor-próprio e a autoconfiança. O problema exposto consiste em como aumentar a autoestima através da consultoria de imagem e como trazer mais praticidade e tranquilidade no dia a dia, auxiliando os indivíduos na construção de uma autoimagem, consequente afirmação da estima elevada e maior segurança.Item Coleção Flor Vermelho Sangue(2020) Souza, Raquel de Andrade Ferreira Guimarães de; Gregório, Amanda Paula Alves; Tavares, Simone Freitas; São José dos CamposO tema central deste trabalho trata-se de criar uma coleção de biquínis levando em conta o conforto e estilo. A partir das referências coletadas e das pesquisas realizadas, será elaborada uma coleção de moda praia para mulheres modernas inspirada na artista Frida Kahlo. A fim de solucionar as necessidades de conforto do público feminino, tendo em vista que essa parte do mercado da moda praia está carente de produtos com essa proposta. O projeto contou com as pesquisas exploratórias, bibliográficas, documentais, e pesquisa de campo de caráter quantitativo para sua realização.
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