O jingle como ferramenta de comunicação para a construção da imagem de uma marca

Data

2020

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo explicar o jingle como ferramenta de comunicação integrada ao marketing, abordando desde o processo de criação, verificando as técnicas existentes de veiculação para esse tipo de peça publicitária. Como os jingles são estratégias publicitárias que já existem há um longo tempo e com o avanço da tecnologia surgiram novos meios de comunicação e novas estratégias para esses meios, pode-se dizer que o jingle foi deixado de lado por ter sido considerado ultrapassado para atingir o novo público alvo que surgiu juntamente com a utilização dos novos meios de comunicação. Nosso objetivo com esse trabalho é demonstrar como o jingle ainda é efetivo como estratégia publicitária e pode ser considerado algo facilmente disseminável e moldável tornando-o uma ótima ferramenta de comunicação para introduzir uma marca ao consumidor. O jingle precisou se adaptar aos novos meios de comunicação, e ao gosto de quem o consome, dessa forma, houve diversas modificações até se tornar o que é hoje. O problema identificado por meio do livro e das referências estudadas foi: existe possibilidade de fixar uma marca na mente do consumidor através de um jingle? Quanto ao método aplicado utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, onde foi estudado a opinião de setenta pessoas sobre jingles de sucesso dos anos 90 e 2000 e o que consideram que faz com que o jingle fique fixado na mente dos ouvintes. A partir desses dados demos início a parte da técnica de pesquisa bibliográfica, utilizada para o levantamento do embasamento teórico visando conhecer a teoria e utilizá-la como ferramenta para compreender melhor sobre a importância de um jingle no marketing e como introduzi-lo ao consumidor através de uma marca. Verificou-se que existe diversos elementos e formatos utilizados na estrutura na composição da peça publicitária e o sucesso dessa estrutura acontece por meio de uma memória afetiva que existe no interior do cérebro que faz com que o consumidor tome decisões se baseando no emocional. Destaca-se que os jingles, muitas vezes, conseguem despertar essa emoção nostálgica nos consumidores, mas isso não quer dizer necessariamente que irão conseguir despertar o desejo de comprar.


Descrição

Citação